Ginecologista em Santana | Dra Edinalva Braz

logo dra. edinalva braz ginecoogista em santana

Telefones:

   (11)  3115-4375

       (11) 94613-0766

Camisinha feminina, você conhece?

camisinha feminina, você conhece?A camisinha feminina (CF) é um método contraceptivo, do tipo barreira feita de um plástico resistente e fino, o poliuretano e pode ser uma ótima opção para quem tem alergia ao látex da camisinha masculina (CM).

Ainda pouco conhecida e usada pelas mulheres, a camisinha feminina (CF) chegou ao mercado brasileiro em 1997, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou a comercialização do produto no Brasil e no ano 2000 foi iniciado sua distribuição, a maioria destinada ao programa da AIDS.

 

COMO É SUA PROTEÇÃO?

A camisinha feminina (CF), também conhecida como preservativo interno ou camisinha interna, é assim chamada porque é colocada dentro da vagina, ao contrário da camisinha masculina, colocada no pênis.

A camisinha feminina impede o contato genital (vagina-pênis) ou oral (vagina- boca), impedindo dessa forma a troca de secreções genitais, prevenindo e diminuindo as complicações das infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), como hepatites virais, AIDS   e infecções pelo HPV no colo uterino, vagina e vulva e outras IST´s causadoras de infertilidade feminina.

A camisinha feminina, tem cerca de 15cm de comprimido e 8 cm de largura, feita de poliuretano, mais fino que o látex usado no preservativo masculino e parece uma bolsa. Essa bolsa tem uma extremidade fechada e outra aberta acoplada a dois anéis, sendo que na extremidade fechada o anel é flexível e serve de guia para colocação da CF bem no fundo da vagina e na extremidade aberta o anel é maior e fica para fora da vagina dando abertura para a entrada do pênis no canal vaginal.

Essa “bolsa” recebe o líquido espermático, que o homem libera na relação sexual, evitando assim a gravidez.

 

COMO USAR A CAMISINHA FEMININA?

como usar a camisinha feminina

1º_abra a embalagem   da camisinha com cuidado, verificar antes a data de validade e se não está danificada.

2º_coloque a camisinha dentro da sua vagina em uma posição confortável para você (deitada, em pé ou de cócoras). 

3º_aperte o anel da extremidade fechada e empurre para dentro da vagina com seu dedo indicador até atingir o colo do útero, como se fosse colocar um absorvente interno ou coletor menstrual). A CF vai cobrir as paredes da vagina, permitindo o movimento do pênis durante a penetração vaginal, assim como a camisinha masculina cobre o pênis. 

4º_a extremidade aberta (mais larga), fica para fora da vagina e recobre a vulva e o períneo. 

5º_coloque a camisinha desde o início do contato físico. A camisinha feminina pode ser colocada horas antes da relação Sexual.

6º_quando terminar a relação sexual, basta segurar e torcer a extremidade da camisinha que fica fora da vagina (para garantir que o esperma fique dentro da mesma) e puxar delicadamente para fora da vagina.

7º_jogar a camisinha feminina no lixo! Sim, ela é uso único e não pode ser  reutilizada.

8º_não pode ser usada junto com a camisinha masculina; o atrito de ambas pode propiciar o rompimento. Na relação sexual, ou sua a camisinha feminina ou a masculina.

 

VANTAGENS DO USO DA CAMISINHA FEMININA 

–  INTIMIDADE: possibilita a mulher ter mais intimidade com seu corpo, conhecer anatomicamente seus órgãos genitais.

– DA COLOCAÇÃO PRÉVIA:  como a colocação da camisinha feminina, pode ser feita” horas”  antes da relação sexual,  não quebra o clima.

– NA FALHA NA EREÇÃO:  minimiza as dificuldades ao uso da camisinha masculina especialmente  se o homem tem ejaculação precoce ou ereção insuficiente.

-DUPLA PROTEÇÃO: protege na prevenção de gravidez e infecções sexualmente transmissíveis.

-SITUAÇÕES DIVERSAS:  a camisinha feminina pode ser usada nas mais diversas situações: durante a gravidez, no pós parto imediato, durante o período menstrual, durante  o tratamento das IST´s.

-SEGURANÇA:-as mulheres se sentem SEGURAS, sabendo que estão no controle de sua saúde sexual e reprodutiva.

 

DESVANTAGENS DO USO DA CAMISINHA FEMININA 

_ NÃO SABEM como  colocar a camisinha feminina, por falta de familiaridade com o método;

_ ESTÉTICA   “desagradável ” à primeira vista. A aparência da camisinha feminina, pode causar desconforto e dor na colocação em alguns casos.

_A falta da AUTONOMIA FEMININA advinda de padrões culturais patriarcais  (sistema social cujo comando é feito pelo homem  seja no papel de marido ou de pai),  acrescida do controle da sexualidade  feminina e a desigualdade  de gênero  (discriminação social que prioriza o gênero masculino em detrimento ao feminino), são alguns dos obstáculos  para a divulgação  e incentivo ao uso da camisinha pelas mulheres !

A escolha do método contraceptivo é individualizado.Recomenda-se que as mulheres conheças todos os métodos de proteção, tanto para evitar a gravidez, como para doenças sexualmente transmissíveis, e façam uma escolha consciente.

Clique aqui e leia também outros artigos sobre saúde e prevenção. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?