Ginecologista em Santana | Dra Edinalva Braz

logo dra. edinalva braz ginecoogista em santana

Telefones:

   (11)  3115-4375

       (11) 94613-0766

Gravidez após os 40 anos: conheça os riscos!

mulher gestante e o esposo tocando na barriga

Estamos vivendo nosso melhor momento no que diz respeito a programar uma gravidez e passar pela experiência da maternidade.

Adiar a gravidez, nos dias de hoje, passou a se tornar uma escolha cada vez mais comum dos casais. São diversas as razões que levam casais a ter filhos em idade mais avançada. As mulheres, adiam esse momento investindo em seu desenvolvimento pessoal, carreira profissional, estabilidade financeira ou querem aproveitar melhor a vida sem filhos.

De acordo com especialistas qualquer gravidez depois dos 40 anos é considerada de alto risco já que aumenta a probabilidade de abortamentos, parto prematuro, recém-nascido de baixo peso, diabetes e hipertensão arterial.

A menina quando menstrua pela primeira vez, tem nos seus ovários cerca de 300 mil óvulos. À cada ciclo menstrual para que um óvulo atinja sua maturidade (período da ovulação), são recrutados cerca de mil óvulos

A queda da fertilidade com o avanço da idade é um fato biológico, a mulher fica menos fértil e as chances de engravidar diminuem. Após dos 40 anos as chances de engravidar espontaneamente em um ano de tentativas cai para 8%. Por volta dos 46 aos 50 anos, os óvulos restantes nos ovários estão em menor quantidade e envelhecidos. Com isso, a mulher torna-se incapaz de engravidar com seus próprios óvulos e recorre muitas vezes a uma doadora para realizar o sonho da maternidade.

 

Os óvulos mais velhos são propensos a desenvolver problemas levando ao aumento de abortamentos espontâneos e alterações cromossômicas como a síndrome de Down (e outras síndromes).

Existem, testes de sangue colhidos no início da gestação que já podem fazer diagnostico de anomalias cromossômicas no feto, assim como outros métodos mais invasivos como a biópsia do vilo corial e da amniocentese   que consiste na aspiração trans abdominal de uma pequena amostra do líquido da bolsa amniótica que envolve o feto.

 

Quem optar em adiar a gravidez e quer aumentar suas chances de sucesso, pode congelar seus óvulos em clínica de reprodução humana a partir dos 35 anos.

Outro fator importante para quem pretende ser mãe em idade avançada é ter hábitos de vida saudáveis: não fumar, não beber de forma excessiva, fazer atividade física regular, escolher uma alimentação equilibrada, tratar as infecções sexualmente transmissíveis, controlar a pressão arterial, o sobrepeso, os distúrbios metabólicos e endócrinos como diabetes e doenças da glândula tireoide.

Hoje em dia é possível contar com mais informações e com profissionais de saúde, cada vez mais preparados para diagnosticar e tratar precocemente essas patologias.

As clínicas de reprodução assistida, tem ajudado muitos casais   a engravidar e realizar o sonho da maternidade

Devido os riscos já apontados é fundamental, mulheres a partir dos 40 anos, devem procurar seu médico de confiança antes de engravidar, para checar sua saúde. O planejamento pré-gestacional é muito importante.

 

Viva as mulheres!

Viva a maternidade em qualquer idade!

 

Leia também: 

Gestação durante a pandemia do Covid19

Alimentação saudável na gestação

 

× Como podemos ajudar?