Gestação durante a pandemia de Covid19

A OMS (Organização Mundial da Saúde) em 11 de março de 2020, declarou estarmos diante de uma pandemia denominada de COVID19, caracterizada por infecção respiratória grave causada pelo novo coronavírus SARS COV-2.

A SOGESP (Sociedade de Ginecologia do Estado de São Paulo) recomenda que os médicos orientem as gestantes de acordo com as evidências cientificas disponíveis até o momento.

TODAS as gestantes devem realizar as medidas de prevenção:

lavar as mãos com água e sabão;

álcool em gel;

uso da máscara;

não compartilhar objetos de uso pessoal;

manter os ambientes ventilados;

evitar aglomerações;

É fundamental entrar em contato com seu obstetra de confiança (inicialmente por telefone) caso apresente, febre, tosse, dificuldade para respirar, dor na garganta, dores musculares. Se gripada, NÃO vá ao consultório ou pronto atendimento sem antes ligar para seu médico.

A infecção pelo novo coronavírus não tem se mostrado mais grave em gestantes, na maioria dos casos evolui de forma leve.

Caso a gestante se configure caso suspeito ou provável de contaminação pelo novo coronavirus, medidas de suporte que consistem em:
-isolamento em domicilio;
-repouso;
-hidratação via oral;
-medicação para alivio dos sintomas (conforme necessidade);
-se houver piora do quadro com febre persistente, queda do estado geral, aumento dos batimentos cardíacos, dor no peito, cansaço e falta de ar, as gestantes devem buscar atendimento hospitalar para investigação diagnóstica.
Medidas determinadas pelo Ministério da Saúde inclui atestado médico com cid10, isolamento domiciliar ou hospitalar por até 14 dias.

Hoje 06/05/2020 já contabilizamos mais de 7 mil mortes por COVID-19 no país. Esse número alerta para que continuemos seguindo as orientações sanitárias de controle da disseminação do novo coronavirus.

QUER SABER MAIS? Clique aqui e leia outros artigos em nosso blog.