Ginecologista em Santana

logo dra. edinalva braz ginecoogista em santana

Telefones:

   (11)  3115-4375

       (11) 94613-0766

COMO CUIDAR DA HIGIENE ÍNTIMA

higiene íntima e os cuidados básicosA higiene íntima feminina consiste na limpeza da vulva (clitóris, pequenos e grandes lábios) vagina e região perianal.

Como a parte externa da nossa genitália fica próxima da uretra (orifício por onde a urina é eliminada) e do ânus, se faz necessário cuidados com a higiene íntima especialmente após urinar e evacuar.

A lavagem dos genitais deve ser feita diariamente de duas a 3 vezes ao dia, mas sem exageros. Dê preferência ao uso dos sabonetes neutros ou de bebê, usando os dedos das mãos com delicadeza para higiene a fim de não causar traumas nem irritação local. Durante o banho limpe com os dedos as pregas entre os pequenos e grandes lábios onde se acumulam secreções fisiológicas, que podem dar origem a odores desagradáveis.

PROIBIDO lavar internamente a vagina com duchas que pode desequilibrar a flora de defesa e facilitar a proliferação de bactérias patológicos que causam corrimentos. 

Após evacuar limpar o ânus SEMPRE da frente para trás, para não trazer fezes e bactérias da região anal para vagina e uretra.

Antes e após relação sexual, deve ser feita limpeza íntima com água e sabonete neutro.

Importante urinar após a relação sexual para “limpar” as vias urinárias. As mulheres com infecção urinária de repetição devem ficar atentas para esse detalhe.

Culturalmente o cheiro natural da vagina não é visto como agradável e na tentativa de “camuflar” o que é natural e se sentir mais seguras, muitas mulheres recorrem a desodorantes íntimos perfumados, óleos, cápsulas vaginais com cheiros e sabores os mais diversos e acabam provocando irritação e corrimentos genital.

Deem preferência à lubrificantes e hidratantes vaginal a base de água, ácido hialurônico e que saem com facilidade com água e sabonete líquido na higiene íntima.

5 dicas de cuidados básicos na saúde íntima 

1.importante o uso CAMISINHA mesmo em casais estáveis para evitar a transmissão de bactérias do homem para mulher e vice versa. 

2. dar preferência a calcinhas de algodão que facilitam a ventilação e evita proliferação de fungos e bactérias 

3. evitar absorventes íntimos e papel higiênico, perfumados. 

  1. não compartilhar roupas íntimas com amigas 

5.procurar seu ginecologista, se perceber, corrimento amarelado com odor fétido, acompanhado de dor e ou sangramento vaginal.

 

Sua saúde sexual e higiene ÍNTIMA depende de você! 

 

Leia também: Quando iniciar as consultas ginecológicas?

× Como podemos ajudar?