Ginecologista em Santana

logo dra. edinalva braz ginecoogista em santana

Telefones:

   (11)  3115-4375

       (11) 94613-0766


Quando iniciar as consultas ginecológicas?

jovem mulher sendo consultada na clinica dra edinalva brazA primeira visita ao ginecologista, geralmente ocorre quando a menina tiver sua primeira menstruação chamada de MENARCA.  É importante que, a menina venha acompanhada na consulta pela mãe ou responsável legal, para que uma boa investigação clínica seja feita e as dúvidas esclarecidas. Essa avaliação ginecológica inicial garantirá sua saúde hormonal.

As alterações hormonais fisiológicas, responsável pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários: desenvolvimento das mamas, aparecimento dos pêlos pubianos, aceleração da velocidade de crescimento, precisam ser acompanhadas. Todo esse processo de maturação biológica ocasionadas pelos hormônios é chamada de PUBERDADE.

Menstruação

Os intervalos menstruais durante os seis primeiros meses pós menarca podem não ser regulares e causarem ansiedade e medo de menstruar em data e local não esperado. Quando a menstruação vier acompanhada de fortes cólicas menstruais, independentemente da idade, a endometriose deverá ser investigada.

Todos esses eventos fisiológicos da puberdade culmina na aquisição da capacidade reprodutiva da vida adulta por isso é importante  a adolescente nessas consultas aproveitar para esclarecer dúvidas quanto ao ciclo menstrual, desenvolvimento do corpo, higiene íntima, depilação, informações sobre infecções sexualmente transmissíveis, vacinação contra o HPV (papiloma vírus humano), riscos de uma gravidez precoce.

Exame Ginecológico

O exame de Papanicolaou só será realizado após iniciação de vida sexual e deve ocorrer pelo menos anualmente e por toda a vida da mulher até a terceira idade. Os exames preventivos são importantes no diagnóstico precoce do câncer ginecológico (colo uterino, endométrio, ovário), câncer de mama e colorretal.

A saúde da mulher deve ser cuidada por toda uma vida e a ginecologista obstetra faz parte desse processo de evolução de cada ciclo.

 

QUER SABER MAIS? Clique aqui e leia outros artigos em nosso blog

× Como podemos ajudar?