Ginecologista em Santana

logo dra. edinalva braz ginecoogista em santana

Telefones:

   (11)  3115-4375

       (11) 94613-0766

NUVARING: anel contraceptivo

nuvaring_anel_contraceptivo

NUVARING é um anel contraceptivo de tamanho único colocado na vagina da mulher e que libera de forma contínua baixas doses de 2 hormônios o etinilestradiol e o etonogestrel. Seu mecanismo de ação é semelhante ao da pílula anticoncepcional.

Quando o NUVARING é inserido na vagina os hormônios são liberados e absorvidos pela mucosa vaginal indo para a corrente sanguínea, inibindo dessa forma a ovulação e evitando uma gravidez indesejada.

O NUVARING é um anel flexível de tamanho único e para ser inserido deve ser dobrado como se fosse um oito com o dedo polegar e o indicador, empurrado o anel até o fundo da vagina como se fosse um OB (absorvente interno).

 

Quando o método estiver sendo iniciado deve ser inserido na vagina no primeiro dia da menstruação e mantido durante 3 semanas (21 dias). Após esse período o anel deverá ser removido com o dedo indicador em forma de garra e trazido completamente para fora da vagina. Após descanso de 7 dias sem o NUVARING ocorrerá sangramento menstrual e um novo anel deverá ser inserido (3 semanas com anel, uma semana sem o anel).

Em caso de esquecimento para inserir ou retirar o anel existe uma tolerância de 24 a 48 horas e um serviço gratuito do laboratório MSD que lembrará as usuárias o dia de colocar e retirar o NUVARING.

A vantagem de usar o anel em relação a pílula anticoncepcional é que você não precisa lembrar de tomar todos os dias. 

As contra indicações para o uso do NUVARING são as mesmas da pílula: trombose venosa, câncer de mama, diabetes não controlado, hipertensão arterial, enxaqueca, doenças e tumores do fígado rins e pâncreas, suspeita de gravidez, sangramento vaginal de causa desconhecida. 

Importante avisar ao médico que prescreveu o NUVARING, do uso concomitante de medicamentos que possam diminuir a eficácia contraceptiva do anel, e que precaução você deverá adotar. 

Medicação para tratamento da Epilepsia, tuberculose, HIV, alguns antibióticos, medicamentos à base da planta Erva de São João podem interferir na eficácia contraceptiva do NUVARING.

Nesses casos é orientado o uso da camisinha ou optar outro método contraceptivo. 

Qual o melhor método no seu caso? Converse com sua ginecologista.

 

Leia também: Métodos contraceptivos de longa duração

× Como podemos ajudar?