Ginecologista em Santana

logo dra. edinalva braz ginecoogista em santana

Telefones:

   (11)  3115-4375

       (11) 94613-0766

Libido em baixa, qual a solução?

homem e mulher com desejo sexual em baixaEstá com libido em baixa? Calma, tem solução. A falta de desejo sexual feminino também chamado de perda da libido é uma queixa cada vez mais frequente entre as mulheres.

Essa “desmotivação“ para o sexo, chamada de DESEJO SEXUAL HIPOATIVO (DSH), caracteriza-se por diminuição ou ausência completa de fantasias eróticas e do desejo de ter relações sexuais. Raramente essa queixa é compartilhada com seus parceiros, por medo, constrangimento até mesmo por insegurança de como essa questão pode vir afetar o relacionamento do casal. É frequente as mulheres insistirem na relação sexual não prazerosa, pelas questões comentadas acima ou acabam fugindo do contato íntimo alegando cansaço, indisposição ou dor de cabeça.

A falta de diálogo acaba levando ao afastamento físico do casal e questionamento por parte do parceiro, se ainda é amado e desejado.

Vários fatores podem estar envolvidos: ORGÂNICOS e PSICOSSOCIAIS.

As causas orgânicas mais comuns terão que ser pesquisadas, como:

-Desequilíbrio hormonal no pós-parto e na menopausa;

-As infecções vaginais, principalmente as de transmissão sexual (IST-Infecções Sexualmente Transmissíveis), que geralmente causam dor e desconforto nas relações;

Os fatores psicossociais são apontados como os mais importantes e também os mais delicados de serem tratados, pois envolvem muitos fatores, desde a educação repressora dada a mulher em relação ao conhecimento do seu próprio corpo, onde o toque genital era proibido, às vivências traumáticas e de abuso sexual. Enquanto os homens eram educados e estimulados a buscar o sexo, as mulheres eram educadas a evitá-lo.

Outras causas das disfunções sexuais estão relacionadas aos conflitos vividos pela mulher, em relação aos papéis sociais, são profissionais que trabalham fora, mães zelosas e quando chegam em casa “precisam “ estar dispostas sexualmente para o parceiro”. Questionamentos em relação a performance sexual, são cobradas com frequência pelo parceiro e a mulher dividida com tantas atribuições mãe x esposa x mulher sensual, acaba se frustrando.

Vários tratamentos são propostos individualizando caso a caso, mas de extrema importância são os seguintes cuidados:

– Cuidar da saúde genital com visitas periódicas ao ginecologista;

– Não esquecer do uso da camisinha;

– Psicoterapias aliadas à reeducação sexual e ao autoconhecimento são importantes e fundamentais para recuperar a autoestima feminina.

 
QUER SABER MAIS? Clique aqui e leia outros artigos em nosso blog.

× Como podemos ajudar?