Ginecologista em Santana

logo dra. edinalva braz ginecoogista em santana

Telefones:

   (11)  3115-4375

       (11) 94613-0766

Câncer do Colo do Útero

  abdomen de mulher com cancer de colo do utero

 

O mês de janeiro marca a campanha de prevenção contra o câncer de colo de útero. A doença é a terceira causa de morte de mulheres por cancer no país. O câncer de colo uterino está associado à infecção pelo  HPV (papiloma vírus humano) que infecta a mucosa vaginal, anal , bucal durante a relação sexual pelo contato direto pele a pele e pelos fuidos (secreção genital, fluido espermático).

  

PREVENÇÃO

O uso de preservativos (camisinha) ajuda a diminuir o risco de contaminação e o exame de rotina Papanicolaou é capaz de rastrear lesões nas fases iniciais da doença.

A escolha da parceria sexual, uso de preservativo, tratamento das infecções sexualmente transmissíveis ajuda na resposta imunológica  ao vírus do HPV.

A prevenção por meio da vacinação contra o vírus tem se mostrado efetiva. Na rede pública  a vacina para HPV é indicada para meninas  de 9 a 14 anos  e meninos de 11 a 14 e são aplicadas 2 doses da vacina. Em clínicas particulares são indicados 3 doses da vacina, sendo que homens e mulheres podem se vacinar mesmo aqueles que já tenham tido contato prévio com o vírus.


O câncer de colo de útero é a 3º causa de morte por câncer em mulheres em idade reprodutiva tratando-se de um problema de saúde pública e necessita de ações educativas e de incentivo ao uso da camisinha e da vacinação.

 

SINTOMAS

Fique atenta aos sintomas e procure sua ginecologista em qualquer das situações abaixo:

  • Corrimento persistente de coloração amarelada ou rosa e com forte odor;
  • Sangramento após o ato sexual;
  • Dor pélvica.

Também em casos mais graves poderá surgir edemas nos membros inferiores, problemas urinários e comprometimento de estruturas extragenitais.

 

As consultas ginecológicas e o exame de papanicolaou devem ser realizadas anualmente ou conforme indicação médica, e contribuirão para detecção em fase inicial e por isso é importante estar atenta.

 

QUER SABER MAIS? Clique aqui e leia outros artigos em nosso blog.

× Como podemos ajudar?