Lubrificação Íntima Feminina

lubrificação íntima femininaA lubrificação íntima feminina está intimamente ligada a resposta física da excitação sexual. Sua falta é uma das principais causas de dor e desconforto na relação sexual.

Durante a excitação nosso corpo passa por diversas transformações no intuito de nos preparar para o coito.

Na mulher, à medida que as preliminares se intensificam e a excitação aumenta, ocorre aumento do aporte de sangue para a genitália, clitóris e vagina se intumescem assim como pequenos e grandes lábios e a lubrificação ocorre graças a “transpiração“ das paredes vaginais, colo uterino e glândulas situadas na entrada da vagina. No homem os tecidos eréteis do pênis se enchem de sangue ocorrendo a ereção.

É frequente o homem se excitar mais rapidamente e se sentir pronto para a penetração e a mulher normalmente precisa de mais estímulos e mais preliminares para se excitar e lubrificar, caso contrário sentirá dor e desconforto.

Portanto não comece uma relação sexual com penetração.

Existem vários fatores que podem interferir na excitação sexual inibindo a lubrificação vaginal, tais como:

_medo de engravidar;

_medo de pegar uma IST (Infecção sexualmente transmissível);

_infecção genital (corrimentos, infecção urinária, doença inflamatória pélvica);

_produtos de higiene íntima com perfumes que podem desequilibrar o PH vaginal e causar secura;

_déficit hormonal levando a certo grau de atrofia (afinamento) da mucosa vaginal comum no pós parto imediato e na menopausa;

_diminuição do desejo sexual;

_pouco tempo dedicado as preliminares;

_problemas de ordem psicossomáticas, decorrentes de abuso sexual prévio, violência doméstica, mágoas e conflitos no relacionamento e outros.

Se você perceber que mesmo excitada sua lubrificação está “escassa”, converse com sua ginecologista.

Existe no mercado brasileiro diversos produtos hidratantes e lubrificantes genital à base de água, ácido hialurônico, extratos vegetais, arginina e mentol, que podem ser usados nas preliminares facilitando e tornando a penetração e o ato sexual mais prazeroso.