Exames ginecológicos que toda mulher deve fazer

medica realizando exames ginecológicos

A visita ao ginecologista faz parte de uma rotina que deveria ser realizada por todas as mulheres assim que iniciassem sua vida sexual e nessa rotina há exames ginecológicos que toda mulher deve fazer.

Os exames ginecológicos são fundamentais na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças das mais simples às mais complexas em mulheres de qualquer idade especialmente as que estão em idade reprodutiva e na menopausa.

Muitas enfermidades são mais frequentes em determinados períodos da vida da mulher. Na visita ao ginecologista além de uma história clínica detalhada (a anamnese) é realizado exame físico com palpação das mamas, toque vaginal e coleta de exames para quem já iniciou vida sexual.

A prevenção e tratamento das IST (infecções sexualmente transmissíveis) são fundamentais para que as mulheres tenham uma saúde sexual e reprodutiva saudável, e possam escolher métodos contraceptivos adequados para evitar uma gravidez indesejada e precoce.

Os exames ginecológicos de rotina possibilitam o diagnóstico e tratamento precoce de lesões pré cancerígenas e cancerígenas do aparelho reprodutor feminino (colo do útero, endométrio, ovário, mamas) assim como infecções genitais, endometriose, miomas, ovários policísticos, alterações do ciclo menstrual, infertilidade dentre outras.

PAPANICOLAOU

A citologia cervico vaginal (papanicolaou) detecta infecções e lesões pré cancerígenas no colo do útero (displasias) em geral associadas a infecções pelo HPV (vírus do papiloma humano). Esse exame deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano, inclusive nas gestantes.

Principais fatores de risco na ocorrência de lesões pre cancerígenas do colo do útero:

*Múltiplos parceiros e início precoce da vida sexual

*IST´s  (infecções sexualmente transmissíveis ) não devidamente tratadas

*Tabagismo

*Má higiene íntima.

EXISTE ALGUM PREPARO ANTES DO EXAME GINECOLÓGICO?

Algumas orientações são importantes ser seguidas para que não haja interferência no resultado do papanicolaou.

EVITAR relações sexuais 48 horas antes da coleta.

NÃO utilizar duchas vaginal

INTERROMPER cremes ou medicação vaginal por 7 dias.

NÃO estar menstruada.

COLPOSCOPIA E VULVOSCOPIA?

A colposcopia e vulvoscopia complementam o exame da citologia oncótica (papanicolaou) especialmente quando a queixa é de verrugas e ulcerações genitais.

Para colher o exame do papanicoloau, o médico introduz no canal vaginal um espéculo antigamente chamado de “bico de pato” para afastar as paredes vaginais visualizar o colo do útero e fazer a coleta das secreções do colo e vagina.

Além da coleta do papanicolaou, poderá ser realizada coleta para detectar presença do vírus HPV (captura híbrida) e painel para detecção de algumas infecções genitais por clamídia e outras bactérias patológicas.

Através de um aparelho com lentes de aumento (colposcópio), o médico visualiza com mais precisão o colo do útero a vagina e a vulva podendo quando necessário realizar biopsias para diagnostico complementar ao papa.

PRINCIPAIS EXAMES LABORATORIAIS

1º PERFIL HORMONAL: para avaliar função ovariana (menarca precoce, menstruação irregular, climatério e menopausa), glândula tireoide hipófise, pâncreas.

*menarca= 1ª menstruação

2º HEMOGRAMA COMPLETO para afastar anemia, problemas de coagulação, processos infecciosos (hepatites, HIV, sífilis)

3º URINA + UROCULTURA quando houver suspeita de cistites, infecção urinárias muito comum nas mulheres.

4º COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES: para prevenir doenças cardiovasculares.

5º GLICEMIA: para pesquisa do diabetes

ULTRASSON PÉLVICO SUPRA PUBICO E ULTRASSON TRANSVAGINAL

Pode ser realizado em diferentes idades para avaliar ovários policísticos, cistos e tumores ovarianos, miomas uterinos, cistos de endometriose, pólipos endometrial, cistos e nódulos mamas.

O ultrassom pélvico supra púbico pode ser realizado em qualquer mulher através do abdome com a bexiga cheia.  O Ultrassom transvaginal não é indicado para mulheres que ainda não iniciaram vida sexual.

MAMOGRAFIA

Investigação radiológica das mamas. Detecta microcalcificações e outros sinais suspeitos de câncer.

Indicada de rotina para mulheres a partir dos 40 anos.

Como 10 a 12% dos tumores malignos de mamas tem relação com a herança familiar, portanto, quem tiver histórico na família deve iniciar rastreamento mais cedo.

DENSITOMETRIA ÓSSEA

Detecta a osteopenia e osteoporose. Geralmente indicado para mulheres no climatério.

Os exames relacionados são importantes para nossa saúde física, sexual e reprodutiva.

Saúde começa pela prevenção! É fundamental  consultas regulares ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano para receber orientações e saber quais exames fazer de acordo com a idade e queixas referidas.